quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A Zona Franca de Manaus

Zona Franca é uma área delimitada onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras beneficiadas com incentivos fiscais e com tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Essas regiões ficam isoladas e geralmente são situadas em um porto ou em seus arredores. O objetivo de uma zona franca é estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento industrial de uma determinada região.
Até meados da década de 1960, Manaus capital do estado de Amazonas, era pouco industrializado. E, para estimular sua industrialização, o governo federal criou a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). A Zona Franca de Manaus abrange os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.
A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967, atraiu para aquela região amazônica muitas indústrias, sobretudo no ramo eletrônico avançado. Várias empresas nacionais e estrangeiras se instalaram no Distrito Industrial de Manaus, planejado e preparado para esse fim. Sendo assim esse projeto promove a melhor integração produtiva e social dessa região, e garante a soberania nacional sobre suas próprias fronteiras. Além disso, aliado à proteção ambiental, proporciona melhor qualidade de vida às suas populações.
No Decreto oficial encontrasse que, a Zona Franca de Manaus é: “uma área de livre comércio de importação e exportação e de incentivos fiscais especiais, estabelecida com a finalidade de criar no interior da Amazônia um centro industrial, comercial e agropecuário dotado de condições econômicas que permitam seu desenvolvimento, em face dos fatores locais e da grande distância, a que se encontram os centros consumidores de seus produtos”.
Algumas das empresas presentes na Zona Franca de Manaus são: Nokia, Samsung, Petrobras, Electrolux, Pioneer, Siemens, Honda, Yamaha. Entre suas produções destacam-se aparelhos celulares e de áudio e vídeo, televisores, motocicletas, entre outros.
Fontes: 

·        By:
Adrieli Cristina,Jacqueline Técoli, Karolina Barbosa, Mariana Santos e Thaís Souza, 2ºD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário