quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Linha de produção :

Pode ser entendida como uma forma de produção em série, onde vários operários, com ajuda de maquinas, especializados em diversas funções específicas e repetitivas, trabalhando de forma sequencial, chega-se a um produto semiacabado ou acabado; ocorre quando um estabelecimento industrial com o auxílio de máquinas transformam as matérias-primas e produtos semiacabados em produtos acabados destinados ao consumo. A forma mais característica, a da montagem em série, foi inventada por Henry Ford, empresário estadunidense do setor automobilístico. Graças a ela, Ford conseguiu produzir em massa seu famoso carro Ford T. Na forma da montagem em série a indústria é associada a uma maquina, com cada operário se especializando pela repetição em uma determinada função. Criticada por "desumanizar" o homem, sofreu um dos mais famosos ataques quando Charles Chaplin realizou o filme tempos modernos, fazendo com que o seu personagem Carlitos sofresse uma crise nervosa ao trabalhar como autômato uma linha de produção.
História:
O processo desenvolvido por Ford foi iniciado no dia 07 de outubro de 1913 em sua fábrica em Highland Park. Este sistema foi idealizado após Henry Ford ter analisado experiências bem sucedidas como: o moinho automatizado desenvolvido por Oliver Evans, a montagem de espingardas desenvolvida por Eli Witnney ou a produção de revólver de Samuel Colt entre outras experiência.




Produção de Massas : é o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados através de linhas de montagens . Este modo de produção foi popularizado por henry Ford no início do século 20, particularmente na produção do modelo Ford T. A produção em massa se tornou um modo de produção muito difundido pois permite altas taxas de produção por trabalhador e ao mesmo tempo disponibiliza produtos a preços baixos.
A Produção em massa faz uso intensivo de capital ou seja, utiliza uma alta proporção de máquinas em relação ao número de trabalhadores. Com o custo do trabalho mais baixo e alta taxa de produção, a proporção de capital aumenta enquanto as despesas correntes diminuem, em comparação com outros modos de produção. Porém, o montante capital necessário para montar o parque de máquinas de uma fábrica é tão alto, que é necessário um certo grau de segurança, ou seja, é preciso que o retorno do investimento, seja garantido, para que o risco seja assumido pelo capitalista.





 By: Amanda Sinastre 



Nenhum comentário:

Postar um comentário