quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Terceira fase da industrialização brasileira


Esta fase se iniciou junto ao governo de Juscelino Kubitschek, o ano de 1956. Esta fase ficou conhecida como o desenvolvimento acelerado, pois pode-se dizer que este foi o momento de maior crescimento industrial do Brasil.
            
     ( JK quando foi eleito)
Este período foi marcado pela internacionalização da economia brasileira por meio da aliança entre o capital nacional e o estrangeiro, ou seja, entrada de várias empresas estrangeiras no país, principalmente as produtoras de bens duradouros, como a do setor automotivo.
                                             (Visita de JK a uma fábrica de automotivos)
O governo de JK elaborou o plano de metas que dedicava mais de 60% dos recursos orçamentário para o desenvolvimento dos setores de energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação, que facilitaram a instalação das indústrias no país. Nesse período, o governo federal pôs em prática uma política de incentivos fiscais, tarifários e de créditos abundantes, facilitando a instalação das indústrias estrangeiras no país, consequentemente fazendo com que assim houvesse um impressionante crescimento industrial no país.
Para concretizar esse plano o governo agiu de forma que foi necessário a obtenção de grandes empréstimos com as instituições financeiras internacionais, elevando o endividamento externo, aumentando a dependência econômica do Brasil em relação aos países mais ricos. Nesse período também ocorreu a construção de Brasília, no Planalto Central.
(construção do Planalto Central em Brasília)
O desenvolvimento industrial que se iniciou na década de 50 continuou durante o período militar (1964-1985), no governo do general Emílio Garrastazu Médici. Essa continuidade da política de incentivo industrial proporcionou maior crescimento econômico, tornou o período conhecido como milagre econômico brasileiro.
Foi introduzido programas de financiamento ao consumo, destinado a classe média e incentivo as exportações de produtos manufaturados. Com isso a economia do país cresceu a níveis desconhecidos e a dívida externa junto a concentração de renda aumentaram.
Esta fase da industrialização brasileira tem sua duração até nos dias atuais.
(charge crítica de como foi o governo de JK para o povo).
Fontes de pesquisa:
 http://www.mundovestibular.com.br/articles/4255/1/INDUSTRIALIZACAO-BRASILEIRA/Paacutegina1.html

By: Eduarda Mayra e Henrique Fernandes, 2º D

Nenhum comentário:

Postar um comentário