quinta-feira, 17 de setembro de 2015

GREVE GERAL


Antes de fazerem a greve geral os trabalhadores tinham um período de trabalho com seis dias semanais, até 18 horas trabalhando, sendo qualquer falta sujeita a desconto do salário. Não havia nenhuma lei trabalhista como; direito a férias e nem aposentadoria. Havia uma grande diferença nas condições de vida entre os patrões e os empregados, isso nos mostra a desigualdade social entre a burguesia e os operários. Felicidade passava longe dos operários, eles tinham uma condição miserável, trabalhar para sobreviver. Os burgueses se achavam bons por darem moradia, seguro médico e uma miséria de salário aos seus operários.
A greve que ocorreu no século XIX, foi uma parada coletiva e voluntária realizada por trabalhadores que tinham a intenção de obter benefícios como; aumento de salário, condições de trabalho melhores, ou simplesmente evitar a perda de seus benefícios. Pode se referir à parada coletiva e voluntária de qualquer atividade, sejam elas remuneradas ou não, para protestar contra algo CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
A Greve Geral de 1917 foi um marco importante na história do movimento operário brasileiro. Com a industrialização à disposição durante a presidência de Getúlio Vargas, aumentou a quantidade de trabalhadores e as pressões por melhoras nas condições de vida e trabalho.
Greve Geral: Paralisação de uma ou mais classes de trabalhadores, de âmbito nacional (que envolve algo). Geralmente é convocado um dia em especial de manifestação, procurando chamar atenção pela grande paralisação conjunta.


Produzido por:  Alícia, Beatriz, Júlio e Maria Eduarda, 2ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário