quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A mulher no mercado de trabalho















14 comentários:

  1. Esse trabalho resume bem a história da discriminação sofrida pelas mulheres, que é existente desde as primeiras civilizações. Aliás é bom ressaltar que a sociedade masculina muitas vezes, ainda na atualidade, defende alguns pontos de vista preconceituosos, dizendo que as mulheres são feministas, e não eles os machistas. Porém como pôde ser visto nesse trabalho, a mulher precisou lutar muito, e passar por diversas revoluções complexas e demoradas até ser realmente aceita como uma "trabalhadora de sucesso" e não parte inferior da sociedade.
    Karol, 2°D

    ResponderExcluir
  2. O planeta sofre pelas ignorâncias e preconceitos da sociedade machista, que não consegue perceber que tudo que existe no planeta está entre ligado numa ajuda mutua de evolução e a mulher é pesa fundamental para desenvolvimento e o crescimento moral, intelectual e material de tudo que está ao nosso redor.
    Aquele que diz não precisar de uma mulher desconhece sua própria origem, porque a mulher faz parte de tudo que estabelecemos como metas a serem alcançadas, o homem, o planeta, a vida seria parcial sem a mulher.
    Rafaela Fernanda 2ºC

    ResponderExcluir
  3. Ainda nos dias de hoje é recorrente a concentração de ocupações das mulheres no mercado de trabalho, sendo que 80% delas são professoras, cabeleireiras, manicures, funcionárias públicas ou trabalham em serviços de saúde. Mas o contingente das mulheres trabalhadoras mais importantes está concentrado no serviço doméstico remunerado; no geral, são mulheres negras, com baixo nível de escolaridade e com os menores rendimentos na sociedade brasileira.
    Guilherme Santos, 2ºA

    ResponderExcluir
  4. Neste trabalho podemos ver os vários tipos de descriminação que as mulheres sofreram e sofrem até hoje , mas como todas as mulheres lutaram pelos seus direitos de hoje em dia , hoje elas pode disputar por vagas de empregos entre si e até com os próprios homens, mas se andarmos bem por ai ainda achamos alguns homens que são machistas e não querem as mulheres no mercado de trabalho, apesar de muitas delas fazerem alguns trabalhos melhores do que homens , mas 80% das mulheres preferem se formar em medicina, etc .
    Fábio Rodrigues, 2°A

    ResponderExcluir
  5. Percebemos que durante a I e II guerra mundial, as mulheres veio assumindo as posições dos homens devido ao fato deles se posicionarem para a guerra e pelo mesmo motivo morreram muitos, assim a mulher foi ganhando seu espaço no mercado de trabalho.
    Contudo houve fatores que influenciaram na sua desvalorização como a exploração da mulher entre outros.
    Hoje as mulheres já adquiriram grandes empregos na qual era destinados a homens e isso foi um grande avanço.

    HENRIQUE FERNANDES 2°D

    ResponderExcluir
  6. Após a leitura desse trabalho consegui absorver todo o sofrimento que a mulher passou para conseguir seu espaço no mundo. Vale destacar que várias mulheres foram queimadas dentro de uma fábrica para que conseguissem seu espaço na sociedade. Maria Eduarda Muniz, 2C

    ResponderExcluir
  7. Nelzeli Kayene
    - Tudo começou no início da primeira Guerra Mundial , quando as mulheres tiveram que assumir o lugar do homem no mercado de trabalho. A partir dai mulheres foi ganhando espaço e leis começaram a surgir para beneficiar às mulheres mostrando que elas tinha o direito de suas conquistas, as mulheres eram exploradas e isto acontece atualmente, mais se comparando nos tempos de hoje com aqueles outros tempos, muitas coisas mudaram, já estava mais do que na hora de acabar com aquele preconceito que mulheres só servia para fazer deveres de casa como: (passar, lavar, cozinhar, etc).
    Hoje em dia mulheres são mais reconhecidas e bem vistas, pois alem de serem especializada em qualificação profissional, também se emprega nos deveres de casa e no planejamento familiar.
    Apesar de serem grandes batalhadoras e lutadoras tem que enfrentar preconceitos ainda, como o desigualdade salarial entre homens e mulheres.

    Nelzeli 2°B

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o trabalho, parabéns. e se fossemos analisar até hoje somos injustiçadas até hoje no mercado de trabalho e podem até falar que não mas uma faxineira ganha menos que um faxineiro.Podemos ver que a mulher é injustiçada até no trânsito , falam que as mulheres não fazem nada bem. leis existem sim para nos ajudar agora quem deve levantar mais estas leis são as mulheres exigindo seus direitos e mostrando que podemos ser até melhores que os homens.
    Eduarda Mayra 2D

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Esse trabalho apresenta muito bem pelo o que as mulheres tiveram que passar e lutar para ganhar espaço no mundo. Como todos sabemos nos dias atual de hoje, vemos que ainda á muito preconceito contra as mulheres no mercado de trabalho, pois muitos acham que a mulher é feminista e não pode tomar um cargo semelhante ao dos homens, causando assim uma desigualdade salarial.
    Adrieli Cristina 2ºD

    ResponderExcluir
  10. - Mulheres sofrem sim! Nós mulheres sofremos por dominar o Mercado de Trabalho, somos tratadas com preconceito pelos homens, muitos machista dizem 'as mulheres não fazem bem as coisas' acham que mulheres só serve para lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos, etc. Hoje em dia existem leis que beneficia os direitos das mulheres trabalhadoras, como a desigualdade salarial entre o homem e a mulher. Nós mulheres somos muito bem reconhecidas não só por qualificação profissional, mas por sermos donas de casa e saber gerenciar uma familia, muitas coisas mudaram de uns tempos para cá, apesar dos preconceitos existir as mulheres já deu um grande avanço nos seus direitos.

    Vitoria Carolaine 2 ano B

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da explicação de vocês !!
    Podemos perceber como as mulheres são discriminadas em relação ao trabalho feminista, há uma grande diferença entre o trabalho feminino com o trabalho masculino vemos a dificuldades, essa indiferença no mercado de trabalho justifica pelo ato de que o homem tinha que sustentar a mulher. Hoje o perfil das mulheres é muito diferente daquele do começo do século. Além de
    trabalhar e ocupar cargos de responsabilidade assim como os homens, ela faz tarefas tradicionais: ser mãe, esposa e dona de casa.
    Trabalhar fora de casa é uma conquista relativamente recente das mulheres
    Letícia Aparecida Alves do Val 2º C

    ResponderExcluir
  13. A explicação de vocês foram excelente.
    São diversas as desigualdades existentes na sociedade brasileira. Uma das mais evidentes refere-se as mulheres naquele tempo, no seculo passado, elas tinham que apenas cuidar de suas casas e filhos, não poderia fazer serviços pesados, não podiam sair de suas casas para trabalhar, elas tinham que ser sustentadas pelos seus maridos. Atualmente essa desigualdade mudou, as mulheres podem trabalhar e não são descriminadas, terem os seus próprios trabalhos e não necessariamente serem sustentadas pelos seus maridos.
    Amanda Sinastre Dias 2ºC .

    ResponderExcluir
  14. Excelente trabalho!
    No texto podemos observar quanto a mulher foi independente quando decidiu ir a busca do sustento de sua família, pois seus maridos não estavam em devidas condições para trabalhar.
    Apesar de todas as leis que dão as mulheres direitos iguais aos dos homens, o movimento feminista ainda luta para que essas leis saiam do papel, pois ainda vivemos em um mundo machista.
    Como citado no trabalho sobre a exploração da mulher, nos dias de hoje ela existe só que de outras formas, a mulher acumula tarefas que também são de responsabilidade dos homens. Ao pensarmos que a partir do momento que a mulher entra no mercado de trabalho e concorre a uma vaga igualmente com homem, nesse caso as tarefas de casa, para uma mulher casada, teriam que ser compartilhadas. Lamentavelmente isso não acontece, pois ainda existe a ideia de que filhos e casa é trabalho feminino, portanto ela é dona de casa, mãe, estudante e uma profissional.
    Sobre o mercado de trabalho atual, vi em uma reportagem do fantástico que mesmo a mulher tendo a mesma escolaridade e tendo o mesmo cargo que um homem, ela ainda recebera 24% menos que eles.
    Concluem que essa transformação “Depende de políticas públicas que estimulem a participação das mulheres, a quebra do preconceito no mundo das organizações internas no trabalho para acabar de vez com o preconceito de que mulher não pode ser chefe, de que mulher não pode ocupar cargos de direção”
    Então defendo que essa luta ainda não terminou e a mulher tem um grande espaço a ser conquistado, dentro de sua casa e mercado de trabalho.

    Fonte: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/08/mulheres-vao-levar-80-anos-para-ter-salario-igual-aos-homens-diz-pesquisa.html
    Gabriela Leandra S. Figueiredo 2ºA

    ResponderExcluir